Psicologia Clínica
CURSO DE PSICOLOGIA
TAYSLAYNE VIRGINIA DOS SANTOS
PRINCÍPIOS PARA A PRÁTICA DA PSICOLOGIA CLÍNICA
EM HOSPITAIS
Aracaju
2014
TAYSLAYNE VIRGINIA DOS SANTOS
PRINCÍPIOS PARA A PRÁTICA DA PSICOLOGIA CLÍNICA
EM HOSPITAIS
Este trabalho traz o resumo de um arquivo, dando enfoque a Psicologia Clínica em Hospitais, apresentado ao curso de Psicologia, sob orientação da prof. Vasconcelos. T. T, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Psicologia, Ciência e Profissão.
Aracaju
2014
Bellkiss W. Romano. Casa do psicólogo: Princípios para a prática da psicologia clínica em hospitais. Livraria e editora Ltda, 1999.
RESUMO A autora Bellkiss Wilma Romano, procurava identificar o papel do psicólogo clínico em hospitais, afirmando que a ajuda psicológica não tem nada a ver com a loucura e que todos, em certas circunstâncias da vida podem precisar dela, afirmava também que essa ajuda vinha de filósofos, de médicos e padres. Que a psicologia no hospital era recente em nosso meio e que muitos se perguntavam se os médicos não poderia dar o apoio psicológico de que necessita o paciente ao invés de um psicólogo ajuda-lo. Mas, Wilma dizia que esse papel era uma tarefa muito complexa, que a equipe médica, o paciente e a família do doente não dariam conta porque cada paciente é diferente um do outro, por isso, o apropriar-se da doença não é o mesmo para todos, o paciente não pode ser apenas aquele que é objeto do conhecimento e da ação da equipe médica, ele terá que ser participante do processo de cura. E, é nesse processo que o papel do psicólogo clínico, diferente da função do médico, faz um diagnóstico e indica a intervenção possível no caso de uma doença instalada no organismo, porque o médico lida com as doenças no organismo e a probabilidade referente a um certo