Resumo do livro Quem Mexeu no Meu Queijo
O queijo representa o que desejamos: a felicidade, o amor, o trabalho, o dinheiro. O labirinto representa a vida real, com seus problemas e as saídas que criamos para suplantá-los. A partir da análise da parábola, o autor mostra que é possível encontrarmos um sentido verdadeiro para a vida, por meio da compreensão de nossos desejos e medos.
RESUMO DO LIVRO
O resumo que segue abaixo utiliza as mesmas palavras e algumas expressões citadas no livro.
O autor inicia o livro com algumas explicações acerca das personagens, afirmando que estas representam as partes simples e complexas do ser humano. Os ratos Sniff e Scurry representariam as partes simples, por perceberem logo a mudança e responderem a ela imediatamente. Já os duendes representariam as mais complexas, carregando consigo emoções e crenças, como Hem que rejeita a mudança e a percebe como algo ruim ou Haw que aprende a se adaptar a tempo, quando percebe que a mudança leva a algo melhor. Em seguida, há um grupo de colegas de turma que se reencontram a discutem a respeito das mudanças que ocorreram em suas vidas e como lidaram com elas. Após isso se inicia a história.
Os duendes Hem e Haw e os ratos Sniff e Scurry vivem em um país distante, num labirinto em busca constante de queijo que os alimente e os faça feliz. Os ratos com seus sentidos aguçados buscavam seu queijo duro, bom de roer. Os duendes buscavam um queijo todo especial, suas buscas eram incrementadas pelos seus complexos cérebros, repletos de crenças, Queijo esse que lhes traria felicidade e sucesso.
O labirinto era repleto de possibilidades (queijos especiais), contudo havia muitos cantos escuros, porém com a promessa de uma vida melhor. Os ratos usavam o método de tentativa e erro, memorizavam os locais que não continham queijo e se aventuravam rapidamente por novas áreas. Sniff farejava o queijo com seu focinho grande e Scurry corria na direção do queijo. Enquanto que os duendes utilizavam