fichamento leitura estrutural
O propósito do texto é orientar a leitura de textos filosóficos, já que esse tipo de produção científica é muito densa e de laborosa compreensão, sustentando um método chamado “método estrutural”.
O autor inicia seu texto demonstrando como se deve ler um texto aplicando o método estrutural. Desse modo, é necessário que, primeiro, o leitor identifique uma coerência lógica no texto, busque a inteligência do texto.
Ademais, destaca ser necessário que se faça a melhor interpretação do texto lido, sem, nesse momento, fazer questionamentos acerca da validade ou verdade do texto, deve-se observar e entender a lógica da argumentação e o método utilizado pelo autor para expor e organizar suas ideias.
O autor, ainda, destaca a importância de se fazer uma leitura rápida e prévia no texto, para que se tenha uma visão geral do conjunto do texto, sendo esta a “leitura averiguativa”.
Nesse passo, há uma lista de recomendações ao leitor para que, por exemplo, se debruce com muita atenção aos parágrafos iniciais e finais dos tópicos, onde o autor faz uma introdução ou expões sua conclusão; indica-se, também, que sempre se consulte os índices, leiam-se os prefácios, as introduções, busque-se palavras-chave; aponta a necessidade de o leitor perguntar-se “do que trata o texto?”, para buscar clareza.
Feito isso, a leitura aprofundada deverá ser feita, portanto. O autor explica que é normal passar um tempo grande tentando entender alguns poucos parágrafos ou um sub-tópico.
O autor, então, passa a expor dicas para a leitura aprofundada, ensinando que é interessante que os argumentos utilizados sejam elencados e se defina e entenda qual é esse argumento; que o texto deve ser lido conforme o seu objetivo e que se deve dar maior atenção aos tópicos que parecem ser os centrais da obra.
Outra lição importante é, ao