o que é um fichamento
Fichamento é uma forma de investigação, que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para isso, é preciso usar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho. Não só, mas é também uma forma de estudar, assimilar criticamente os melhores textos, temas de sua formação acadêmico-profissional. É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. Fichar é selecionar, organizar e registrar informações, de forma a constituir uma documentação que:
Atenda aos objetivos do leitor; Remeta ao texto-base; Possa ser consultada posteriormente; Aponte para a elaboração de um texto posterior; Meio para sistematizar seus próprios estudos; Maneira de organizadamente, ampliar seus conhecimentos a respeito de determinado assunto.
Obs.
Traduzir informações de outro texto de forma mais simplificada: o conhecimento adquirido por meio da leitura se transforma em documento; Elucidar tópicos e temas de interesse abordados no texto-base; Auxiliar na compreensão do texto; Proporcionar:
A memorização de dados relevantes; A reflexão sobre as informações lidas; A relação entre as idéias internas do texto-base; A conexão entre as idéias do texto-base e as do projeto de quem ficha o texto (ou as idéias de que ficha o texto).
Obs.
Um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados:
1) Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura, segundo especificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).
2) Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introdução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa).
3) Citações – apresentando as transcrições significativas da obra.
4) Comentários – expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras.
5) Ideação – colocando em destaque as novas