Síntese Vygotsky
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA
VYGOTSKY
A mediação simbólica
VITÓRIA
2014
SÍNTESE
35318703024505Trabalho apresentado à Faculdade
IESFAVI, curso de Pedagogia, 4º período, turno noturno, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicologia Sócio-interacionista. Professora Sumika Freitas.
00Trabalho apresentado à Faculdade
IESFAVI, curso de Pedagogia, 4º período, turno noturno, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicologia Sócio-interacionista. Professora Sumika Freitas.
VITÓRIA 2014
SÍNTESE – TEXTO 3
A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA
Vygotsky aprofundou o seus estudos para compreender os mecanismos psicológicos, característico do ser humano. O ser humano tem a possibilidade de pensar, imaginar e planejar ações que serão realizadas, esse tipo de atividade é característica exclusiva do ser humano. Vygotsky se dedicou a estudar aquilo que chamamos de funções psicológicas superiores e processos mentais superiores. Um dos conceitos centrais de Vygotsky sobre o funcionamento psicológico é a mediação, a mediação por um elemento deixando de ser um relação direta para uma relação mediada. Vygotsty acredita que a relação homem x mundo não é uma relação direta, mas sim mediada. Ele classificou dois tipos de mediação: os instrumentos e os signos.
O uso de instrumentos para Vygotsky tem um ligação com o marxismo, ele tenta compreender as características do homem por meio do estudo da origem e do desenvolvimento da espécie humana. O trabalho irá marcar o homem como ser transformador sobre a natureza e sociedade. O instrumento é um elemento entre o trabalhador e o objeto do seu trabalho, ampliando as possibilidades de transformação da natureza. Um exemplo é o machado ele corta mais que a mão humana. Os instrumentos são feitos para determinados objetivos. São elementos externos. Por sua