Sgi - sistema de gestão integrada
O SGI permite integrar de forma mais eficiente, nas rotinas das empresas, os diversos aspectos e objetivos associados ao seu desempenho em qualidade, meio ambiente, segurança industrial, saúde ocupacional, entre outros. Deste modo o SGI pode ser considerado como um grande sistema de prevenção aos riscos de segurança, ambientais, de saúde do trabalhador e de garantia da qualidade dos produtos.
O SGI visa padronizar a gestão de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde e responsabilidade social; alinhar ações; e uniformizar a linguagem permitindo, ainda, uma certificação uniformizada, caso esse seja um dos objetivos finais. A implantação de um Sistema de Gestão Integrada visa garantir uma atuação uniforme e em perfeita sintonia com as normas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, pois o modelo de gestão escolhido está baseado nas normas NBR ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
1. Informalidade
O SGI permite à Organização sair do paradigma tradicional de identificação de requisitos legais e outros requisitos de SMS, sempre realizada de forma isolada, para estabelecer uma nova concepção de controle da legislação, onde o atendimento aos requisitos legais é gerido e evidenciado de forma centralizada, num processo otimizado e racionalizado. Assim, muito esforço deverá ser gasto na condução do processo de padronização das atividades, com destaque para a emissão dos padrões, e para o treinamento da força de trabalho nos padrões.
O compromisso de garantir o atendimento a normas, legislações e requisitos estatutários deve estar expresso na Política de Gestão da Organização, que deve monitorar o cumprimento dos requisitos legais e demais requisitos relativos ao meio ambiente, à segurança e à saúde da força de trabalho, à realização do serviço e daqueles relativos à responsabilidade social, incluindo as convenções internacionais e suas interpretações.
2. Falta de hábito de documentar
Os registros são