Sídrome de Down
Sídrome de Down
Sídrome de Down é uma síndrome de natureza genética, decorrente de um erro na distribuição dos cromossomas durante a formação do embrião, chamada de tricossomia do cromossoma 21, ela é a origem da maioria dos casos de deficiência mental e ocorre em cerca de 1 a 800 nascimentos. O trabalho desenvolvido com alunos de Escola Regular não difere das necessidades de atenção que necessitam os portadores de Síndrome de Down. Dentre as possibilidades pedagógicas pode-se citar o estímulo à descoberta, inventividade, criatividade e a formação de redes de conhecimento e significações. É importante o professor considerar os alunos como sujeitos com capacidades e potenciais próprios, capaz de construir conhecimento.
Segundo a Lei de diretrizes e bases da educação (LDB), a educação especial deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, sendo o sistema de ensino responsável por garantir aos alunos portadores de necessidades especiais, currículos, metodologias e recursos educativos específicos para o atendimento de suas necessidades, professores com formação adequada a nível médio ou superior para oferecer atendimento especializado, bem como professores de ensino regular capacitados para o trabalho de integrar esses alunos a classe, e ainda educação para o trabalho a fim de que estes sejam integrados a vida social (Brasil, 1996).
O ensino das crianças especiais devem ocorrer de forma sistemática e organizada, seguindo passos previamente estabelecidos, o ensino não deve ser teórico e metódico e sim de forma agradável e que desperte interesse na criança. O atendimento a criança com síndrome de Down deve ocorrer de forma gradual, pois estas crianças não conseguem absorver grandes números de informações. Também não