Dogmatismo e Zetética
Graduação em Direito
Lucas Franklin Barros
CONCEITOS BÁSICOS E APLICAÇÕES DAS PALAVRAS DOGMÁTICO E ZETÉTICA
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem o objetivo de expressar os conceitos básicos e aplicações das palavras Dogmático e Zetética. Dos mesmos dispositivos constitucionais há diversas interpretações e igualmente possíveis, porém, apenas, com duas dimensões: a norma e o fato. Essas diversas interpretações podem ser denominadas como ferramentas investigativas, podendo acentuar a pergunta ou a resposta.
2 O QUE É DOGMÁTICO:
A palavra ‘Dogmático’ deriva-se da palavra ‘Dogma’ que significa: O que se pensa é verdade.
Dogmático é a tendência de um indivíduo, de afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, é um termo muito utilizado pela religião e pela filosofia. O dogmático ocorre quando uma pessoa considera uma verdade absoluta e indiscutível, o que é muito debatido nas religiões.
Dogmático é quando são ditas verdades que não foram revisadas ou criticadas, que a sociedade simplesmente tornou-a verdade absoluta. É uma atitude dos indivíduos de crer na existência de algo sem ter dúvidas, o que ocorre desde a antiguidade, porém muitos filósofos, como Platão e Aristóteles, se recusavam a crer em alguns fatos estabelecidos e ditos como verdade.
Na religião, o dogmatismo acontece com a revelação de Deus, através de diversos dogmas. A Igreja Católica tornou os dogmas como definitivos e imutáveis, onde ninguém questiona a veracidade da existência de Deus, através de dogmas como, a santíssima trindade, o sacrifício de Jesus, a ressurreição de Jesus, e vários outros.
O dogmatismo pode ser entendido em três sentidos:
1. Como parte do realismo, isto é, uma atitude ingênua que admite a possibilidade de conhecer as coisas em toda a sua verdade e também a efetividade deste