As anomalias genéticas
Uma anomalia genética bastante conhecida é a Síndrome de Down, causada por falhas na divisão de células gaméticas durante a mitose, prejudicando o embrião.
Nem todas as alterações cromossomicas causam doenças nos portadores, mas podem aumentar as chances de tais anomalias se apresentarem em seus filhos.
Os problemas ocorrem quando temos números anormais de cromossomos ou pares de cromossomos desordenados genéticamente.
Entre as anomalias genéticas podemos citar: a Síndrome de patau, caracterizada por má formação do coração; e a Síndrome de Down.
Doenças Genéticas são aquelas que aparecem no ser humano antes do nascimento ou mesmo até o primeiro mês de Vida. Essas doenças acontecem por uma falha na divisão dos cromossomos.
Para se saber se a criança recém-nascida possui alguma doença a mãe deve fazer o teste do pezinho que coletará uma gota de sangue da criança para análises.
Cada espécie existente, seja ela animal ou vegetal, possui um conteúdo cromossômico que é responsável pela hereditariedade das características próprias do tipo de organismo estudado.
A espécie humana tem seu genoma distribuído em 46 cromossomos, sendo 44 destes autossomos e 2 sexuais.
Anomalias genéticas, são mutações que ocorrem nos genes na ora da fecundação, do parto (normal o cesariano), entre outros... Que acabam resultando em problemas genéticos, ou seja, doenças genéticas. Entre ambas as anomalias.. podemos citar: Mal de Alzheimer, Sídrome de Down, Fenilcetonúria ... entre outras.