Sídrome de Down
SÍNDROME DE DOWN E A ÁREA DA SAÚDE: A NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO MULTIPROFIOSSIONAL
Alunos: Emillyana Cabral, Gleyce Batista, Roberto Marques, Rosa Simone, Tatiana de Morais Barbosa. Orientador: Prof. Esp. André Barreto.
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como objetivo primordial verificar a necessidade de atuação e acompanhamento por profissionais da área de saúde, em suas múltiplas competências e habilidades, aos sujeitos portadores da Síndrome de Down. Atualmente, há a construção de uma linguagem que reflita o respeito à dignidade humana do sujeito, reforçando o critério de inclusão, no entanto, para que a inclusão almejada seja minimamente alcançada, faz-se basilar a compreensão de que, como qualquer outro indivíduo, o sujeito portador da Síndrome de Down possui características singulares, manifestando - em decorrência da alteração ocorrida em seu código genético -, algumas limitações manifestas a serem criteriosamente observadas pelos profissionais de saúde, objetivando, desse modo, um melhor desenvolvimento biopsicossocial desses sujeitos.
METODOLOGIA
No intuito de verificarmos a necessidade de acompanhamento multiprofissional na área de saúde aos portadores da Síndrome de Down, elaboramos um vídeo/documentário no qual a família do portador e diferentes profissionais expõem de maneira clara as suas competências e desafios ao receber em sua prática profissional tais sujeitos, enumerando, em suas diferenciadas habilidades, sob quais limitações irão se debruçar, e, a partir dessa atuação plural, culminar numa melhor inserção social desses sujeitos. Os sujeitos escolhidos foram uma criança portadora da síndrome e sua genitora para que pudéssemos expor a perspectiva e necessidades sob a ótica da família. Os profissionais de saúde eleitos para compor a pesquisa foram uma neuropsicóloga, uma educadora física, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga. Para demonstrar o universo dos sujeitos aqui eleitos, família e