SÉCULO XXI PODE TRAZER O FIM DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
ADMINISTRAÇÃO – TURMA 2 MATUTINO 1° PERIODO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
SÉCULO XXI PODE TRAZER O FIM DA
ADMINISTRAÇÃO MODERNA
“Position Paper”
DIOGO FRANCISCO VASQUES VENTURELLI
INTRODUÇÃO
Esse trabalho é um Position Paper adaptado de um artigo publicado no livro “The Wall Stret Jounal Essential Guide To Manengement” de Alan Murray onde falamos um pouco da administração e a transformação que ela vem sofrendo na transição do século XX para o XXI. DESENVOLVIMENTO
Peter Drucker chamava a administração de “a inovação mais importante do século XX”, pois fez com que empresas gigantescas prosperassem naquela época. Hoje no século XXI muita coisa mudou e a administração moderna pode estar perto do fim.
Para Adam Smith 1776 o simples processo de pessoas fazendo contratos entre si, garantiria o crescimento econômico naquela época. Mas cem anos depois com a revolução industrial muita coisa mudou, uma nova forma de organizar pessoas e recursos seria o estopim para a era industrial. Com essa nova forma de administrar bens e serviços o que antes era luxo chega a toda a população.
Em 1937 o britânico Ronald Coase em seu livro “The Nature of the Firm” argumentou que era mais lógico e mais lucrativo manter uma corporação do que procurar o trabalhador na hora certa, negociar preços, policiar o desempenho etc. isso era reduzir custos de transação.
Empresas com décadas de existência podem desaparecer do mercado com o surgimento da era virtual. 50 milhões de pessoas foi o número de audiência que uma televisão chegou em 13 anos, sendo que o face book chegou em 2 anos a esse número.
Por não buscar inovações, uma empresa líder de mercado pode ver a oportunidade escoar entre os dedos. Oportunidades como produtos de margem menor só que com um enorme apelo e demanda.
Com a era da internet ficou viável pessoas do mundo todo com habilidades e interesses distintos trabalharem em conjunto em projetos bem complexos com pouca ou nenhuma