Swing Kids
História – Cristiane Santos
The Swing Kids
O filme tem como foco a história dos estudantes Peter Muller e Thomas Berger com seu grupo de amigos que adoram o Swing (estilo de dança Jazz) e num baile de dança todos eles se reúnem pra curtir um som, porém durante a Segunda Guerra Mundial o swing na qual eles dançavam não é permitido. Era um período difícil. Hitler estava em ascensão e a Alemanha nazista começou a proibir muitas coisas, entre elas, musica estrangeira.
Entretanto, nessa época da guerra muitos jovens eram selecionados para serem soldados nazistas, pois era “normal” que garotos da idade deles fizessem parte desse movimento. Thomas e Peter acabam entrando na H.J. (Juventude Hitlerista), mesmo sendo contra, foram “forçados” a participar. Porém em seu grupo de amigos do swing, Arvid (que tem pé deformado) e Otto não foram selecionados, pois não tinham a linhagem e nem o físico ideal para participar da raça seleta.
A amizade dos três seria testada após algum tempo. A doutrina nazista influencia principalmente a Thomas, que começa a mudar de opinião. Peter descobre os reais motivos de da perseguição ao seu pai, que era comunista, e começa a reagir contra as injustiças que presencia e os radicalismos de Thomas. A amizade deles começa aos poucos a desmoronar.
Durante o filme nos é mostrado o quanto o nazismo influenciou a mente dos jovens, os forçando a acreditar que eles eram realmente a raça superior e que todas as outras pessoas que eram contra o movimento nazista deveriam ser presas e morrer por não escolher a errônea ideologia do partido na época. A repressão cultural que também existia muito naquela época é vista de certa forma clara e estupenda. O filme não é tão conceitual, mas tem um tema diferente, pois retrata a visão dos jovens da Alemanha Nazista e as dificuldades da amizade nesse período caótico. No final, não há meio termo. Todos têm que tomar decisões radicais. Suas vidas nunca mais