Estudo: sobre o jazz sua história, inflência e bibliográfico de louiz armstrong, daniel
2606 palavras
11 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOFACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE
RIBEIRÃO PRETO
DEPARTAMENTO DE MÚSICA
EBER BITTENCOURT
ESTUDO:
SOBRE O JAZZ – SUA HISTÓRIA, INFLUÊNCIA –
E BIBLIOGRÁFICO DE LOUIS ARMSTRONG, DANIEL
RIBEIRÃO PRETO
2011
EBER BITTENCOURT
ESTUDO:
SOBRE O JAZZ – SUA HISTÓRIA, INFLUÊNCIA –
E BIBLIGRÁFICO DE LOUIS ARMSTRONG, DANIEL
Trabalho apresentado na graduação da Universidade de São Paulo, Departamento de Música, para obtenção da média parcial da disciplina História da Música VI.
Orientação: Prof. Dr. Regis Rossi Alves Faria
RIBEIRÃO PRETO
2011
INTRODUÇÃO
A revista Veja, do dia 14 de Setembro de 2011, edição 2234 – ano 44 – nº 37 recomenda em sua seção Artes & Espetáculos adquirir o novo disco PLAY THE BLUES: LIVE FROM JAZZ AT LINCOLN CENTER, de Winton Marsalis & Eric Clapton (Warner). É tão importante a contribuição destes artistas que a revista enfatiza “que poucos ... fizeram tanto pelo jazz e pelo blues...” como o trompetista Marsalis e o guitarrista Clapton. A orquestra que os acompanha tem como diretor artístico o próprio Marsalis que adotou para o show uma formação semelhante “à dos grupos de jazz do início do século passado” e por serem ambos tradicionalistas o “repertório é quase todo calcado em canções antigas, como Forry-Four, de Howlin’ Wolf, e Joe Turne’s Blues, de W.C. Handy e Walter Hirsch”. Jazz um gênero de música que teve o seu início no final do séc. XIX e que continua atraindo e apaixonando milhares e ou milhões de pessoas ao redor do globo terrestre. Veremos neste texto um resumo de sua história e que também discorrerá sobre o compositor e cantor Louis Armstrong procurando perceber qual sua relevância para o desenvolvimento do jazz.
SUA HISTÓRIA
O jazz nasce nos E.U.A. como resultado do choque entre duas culturas: a africana e e européia. Os elementos africanos são canções melismáticas,