Relatório de Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE – CCTS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CAMPUS VIII/ ARARUNA-PB
grupo: Gustavo Fernandes da Silva Maria Rogéria Marcicléia
Matrícula: 112670806
Turma: 2011.2
RELATÓRIO
ONDAS ESTACIONARIAS
ARARUNA/PB
JUNHO2013
Sumário
1
INTRODUÇÃO 3
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
2.1Paquímetro Erro! Indicador não definido.
2.1.1. Partes do Paquímetro 4
3. OBJETIVO 2
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2
4.1. Equipamentos e materiais: 2
5. RESULTADOS 2
6. CONCLUSÕES 2
7.BIBLIOGRAFIA 2
ANEXOS 2
1. INTRODUÇÃO
Quando você está em uma praia, desfrutando do surfe oceânico, você está experimentando um movimento ondulatório. Ondulações em um lago, sons musicais que você pode ouvir e outros sons que você não pode ouvir. Estes são exemplos de fenômenos ondulatórios. Uma onda surge quando um sistema é deslocado de sua posição de equilíbrio e a perturbação pode se deslocar ou se propagar de uma região para outra do sistema. Exemplos de fenômenos ondulatórios: o som, a luz, as ondas do mar, a transmissão de rádio e de televisão e os terremotos. As ondas são relevantes em todos os ramos das ciências físicas e biológicas; na verdade, o conceito de onda constitui um dos mais importantes fios unificadores que costuram o tecido inteiro das ciências naturais.
Existem várias classificações para ondas, quanto à forma podem ser transversal ou longitudinal, quanto à natureza podem ser mecânicas ou eletromagnéticas, quanto à direção de propagação podem ser unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Neste trabalho, depositaremos nossas atenções no estudo das ondas bidimensionais, que são ondas mecânicas e transversais.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conceituam-se ondas como sendo o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. É interessante ressaltar que as ondas não transportam massa, apenas