swaps
TEMA: SWAPS
2013/2014
ÍNDIC
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
EVOLUÇÃO DO SWAP 5
SWAP DE TAXA DE JURO 5
VANTAGENSS DE UM SWAP DE TAXA DE JURO 5
SWAP CAMBIAL 6
VANTAGENS DE UM SWAP CAMBIAL 6
OUTRAS OPERAÇÕES DE SWAP 7
RISCO DE UM SWAP 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA E WEBGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina Mercados Financeiros, inserida no 3º ano do curso de Admistração e finanças, é proposta a elaboração do trabalho que seguira uma metodologia, no qual o aluno tem que escolher um artigo de Mercados Derivados para a realização do trabalho. Dado isto, optei pela escolha de um tema, tema esse titulado SWAPS.
Antes de falar dos Mercados Derivados, mais propriamente de Swaps, irei fazer uma abordagem sobre o Mercado Financeiro, as carateristicas importante desse mercado ou categoria nele existente, isso para compreender melhor o comportamento dos diferentes tipos de mercados.
O mercado financeiro é o setor da economia responsável pela captação de recursos entre os investidores para financiar atividades produtivas ou atividades para gerar lucros para quem empresta o dinheiro.
As funções dos mercados financeiros são, “permitir e potenciar a transferência de fundos dos agentes económicos com capacidade de financiamento para os agentes com necessidade de financiamento e também maximizar a eficiência económica, com o aumento da eficiência na afectação do recurso capital.”
Durante a realização deste trabalho, falarei também das subdivisões das Swaps que pode ser em dois grupos: Swap da taxa de juro, Swap cambial.
DESENVOLVIMENTO
Os Swaps ou permutas são acordos privados que permitem que as partes envolvidas no contrato troquem as carateristicas das suas posições sobre os mercados de divisas e taxa de juro, ou seja, Swap é uma troca de uma taxa de juro variável por uma taxa de juro