Sustentabilidade e gestão ambiental
A partir do século XVIII com a revolução industrial, aconteceram grandes mudanças promovendo grande crescimento econômico e como consequência a humanidade utilizava grandes quantidades de energia e recursos naturais.
Todo o processo de industrialização e o aumento da capacidade de intervenção do homem na natureza trouxe maior contaminação do ar, da água e do solo em todo o mundo e um crescente numero de desastres ambientais.
Todo esse processo de contaminação envolveu um grande número de pessoas a se organizarem para salvar o planeta e conscientizar todo o mundo da possibilidade do esgotamento dos recursos naturais.
Na década de 70 foi realizado o Programa Homem e a Biosfera (MAB) patrocinada pela UNESCO. Os objetivos desse programa eram trazer conhecimento nas áreas sociais e ambientais e melhorar a capacidade do homem interagir com os recursos naturais (DIAS, 2011).
Com as dificuldades econômicas vividas pelas empresas e pela sociedade foi preciso encontrar soluções para amenizar os impactos sociais e ambientais. Para isso foi criada a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Organização das Nações Unidas (ONU), presidida por Gro Harlem Brundtland em 1987 com o titulo de Nosso Futuro Comum.
Esse relatório se refere principalmente sobre as consequências da qualidade de vida, o bem-estar da sociedade no presente e nas gerações futuras e a atividade econômica que formam o tripé básico no qual se apoia a ideia de desenvolvimento sustentável. Para que esses conceitos virem realidade, devem ser tomadas varias medidas tanto pelo poder publico quanto da iniciativa privada. (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1987).
No final do século XX e inicio do século XXI, o meio ambiente era assunto obrigatório nos encontros internacionais e foram criados documentos que iriam direcionar os esforços para salvar o planeta.
Objetivos especificos
O sistema de gestão ambiental nas empresas;
Gestão