Gestão Ambiental - Sustentabilidade
Gestão ambiental é a administração do exercício das atividades de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais sem desperdiçar e causar danos ao meio ambiente.
Nela são discutidos formas, maneiras das empresas terem em seu planejamento empresarial o desenvolvimento sustentável, ou seja, que as empresas redizem custos que afetam a natureza. À medida que a sociedade cresce as pessoas vão se conscientizando da necessidade de preservar o meio ambiente. Em 1990 a ISO (International Organization for Standardization) viu a necessidade de desenvolver normas relativas ao meio ambiente, então diversos profissionais se reuniram e criaram um comitê de nome COMITÊ TÉCNICO, com o objetivo de criar normas no intuito de atestar as empresas a utilizarem seus recursos de maneira racional. Criou-se então a serie da ISO 14000 essa foi à primeira norma criada onde é abordado o contexto histórico voltado ao meio ambiente. O objetivo da serie ISO 14000 é verificar se a empresa esta em conformidade, se esta de acordo com sua própria política ambiental, permitir que a empresa solicite uma certificação, por uma empresa credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais para isso a empresa tem que passar por diversas auditorias, avaliando os aspectos gerais da empresa, qual a política ambiental da empresa se fazem auditorias constantes na empresa. A partir da ISO 14000, veio a ISO 14001,14010,14031,14040 entre outros, onde cada ISO tem o objetivo de avaliar um aspecto como auditorias, rotulagens, ao desenvolvimento da empresa, se como a empresa extrai sua matéria prima, se a mesma não causa danos a natureza, como é o processamento dessa matéria prima, a reciclagem como esta sendo feita, a eliminação de objetivos que causam danos como baterias entre outros.
Dessa maneira a gestão ambiental veio a sociedade e a mídia para trazer as empresas a responsabilidade de utilizar seus recursos de maneira sustentável, ou seja,