gestão ambiental e sustentabilidade
Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, em 1986; acadêmico do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense; professor dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Telecomunicações (Unesc/SATC) e assessor de Comunicação da Unesc.
Desenvolvimento, Gestão Ambiental e Sustentabilidade: Compreendendo o Novo Paradigma
Resumo
A utilização racional dos recursos naturais, a partir da consciência comprometida com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. Neste contexto, um novo paradigma está posto, o de buscar alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente e permitam a renovação de seus recursos. Surge nova tendência que ajuda a criar um panorama que vem tendo efeito dominó, a partir da concepção de instrumentos técnicos, políticos e legais. A gestão ambiental surge como ferramenta que pode contribuir com a transformação de cenário. Isto implica na mudança comportamental com tomada de decisão e o desenvolvimento de mecanismos, a fim de garantir a sustentabilidade nos processos produtivos e, sobretudo, reservar às gerações futuras um ambiente planetário que lhes propicie qualidade de vida e perspectiva de futuro. A consciência individual é o ponto de partida às transformações que garantirão um ambiente mais equilibrado e harmonioso a todos.
Palavras-chave: Meio ambiente, responsabilidade ambiental, gestão ambiental e sustentabilidade. 1 Introdução
Ainda é muito cedo para ambientalistas e cidadãos comuns, preocupadas com os problemas ambientais em nível global, terem a convicção de que definitivamente a humanidade está começando um período de maior consciência no tocante ao uso dos recursos naturais. A idéia de que o homem é o senhor da natureza e para com ela tudo pode, calçado no antropocentrismo, está levando o planeta ao caos. Nossa casa, como afirma Boff