Sustentabilidade e Gestão Ambiental
As decisões na empresa devem ser tomadas visando à harmonia entre o patrimônio e o entorno ecológico, principalmente na organização que utiliza recursos naturais, e assim, fazer crescer a importância da gestão ambiental na indústria que facilmente ultrapassa o limite de resíduos que poluem o ambiente e assim não priorizam a sustentabilidade do meio ambiente.
A célula social que utiliza recursos naturais nos processos e produtos, na maioria das vezes, gera variados tipos de resíduos, contribuindo na contaminação do ar, água e solo e para isso a organização deve destinar parte das suas aplicações na melhoria e proteção do meio ambiente, suportando uma série de custos que serão identificados e registrados contabilmente de forma separada dos custos empresariais.
A direção, na sua gestão ambiental, deve aplicar na reciclagem dos resíduos, visar minimizar a poluição ambiental, fazer uso racional da natureza para industrialização de suas mercadorias e na educação de seus clientes no uso dos produtos gerado pela empresa.
O consumidor vê o produto quanto à qualidade e o menor preço, e mais recente, também, o cuidado que a empresa tem com o meio ambiente natural e aumenta a procura por produtos sem agrotóxicos
A gestão ambiental veio para ficar e cresce, a nível mundial, a sua importância para minimizar a poluição ambiental e a organização deve dar-se conta da necessidade do desenvolvimento sustentável para o bem da humanidade. Fonte:http://www.acionista.com.br/mercado/artigos_mercado/110809_werno_herckert.htm)
Energias Renováveis
Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam.
Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).
Ao contrário dos