Gestao ambiental e sustentabilidade
No entanto, para muitos espertalhões e aproveitadores de plantão, esse conhecimento e a adoção de práticas de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente passaram simplesmente a ser encaradas como uma moeda poderosa e um trunfo magnífico do marketing empresarial. Por isso mesmo, muitas empresas passaram a proclamar aos quatro cantos que seguiam práticas de sustentabilidade e respeitavam o meio ambiente. No entanto, na pura e simples prática, a realidade é bem outra.
A discussão do real papel que as empresas devem dar as práticas de sustentabilidade e a forma como encaram sua atuação e sua influência no meio ambiente que as cerca; devem ser postas a prova a cada momento. Sinais de que empresários inescrupulosos ou espertalhões querem apenas alardear práticas que não seguem, começam a serem notados e a serem punidos com o repúdio de suas marcas. Manchando de forma definitiva e grave a marca de suas empresas e empreendimentos.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
• ecologicamente correcto;
• economicamente viável;
• socialmente justo; e
• culturalmente aceito.
Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.