A_ética
913 palavras
4 páginas
A_Ética, de Pablo VillaçaNo ano de 2008, foi lançado o primeiro curta-metragem do crítico Pablo Villaça que foi, além de diretor, o roteirista. O filme começa com um sequestrador falando para sua vítima um discurso sobre ética. Ao decorrer da obra, o sequestrador revela que irá matar o prisioneiro, mas lhe dá a possibilidade de saber o motivo. Dessa forma começa um diálogo entre os dois em que a ética apresenta-se diversas vezes como moderadora dos atos do profissional que mata.
A profissão daquele que mata não é aceita pela sociedade, pois entra em conflito com a moral vigente, com as normas, padrões, costumes, valores. A grande maioria compartilha que não é possível admitir que uma pessoa receba para tirar a vida de alguém e faça disso uma profissão. Apesar dessa condição, a personagem cria sua ética individual: ele cumpre o contrato independente do que aconteça. No caso do curta, o mandante já havia morrido, logo, não haveria mais motivos para continuar, mas ainda assim o sequestrador mantém o combinado e mata a vítima, mesmo esta tendo tentado comprar aquela pagando o dobro. É necessário destacar que o motivo de terem contratado o sequestrador foi o fato de a vítima ter revelado onde o mandante estava escondo. A vítima só revelou, pois estava com uma arma na cabeça.
O discurso inicial do sequestrador sobre a ética mostra que a falta dela traz consequências e que é ela que mantém as coisas da melhor forma possível. O matador conta do momento que um grupo a descumpriu e o serviço foi mal feito, pois ignoraram certar regras, estas que estão inseridas na moral. Esse novo grupo mudou de lado, mudou o preço do serviço e assim fugiu a ética do trabalho. Vale ressaltar que essa ética criada se opõe a ética social, aquela que é aceita pela maioria. O trecho do texto “O objetivo da ética”, Adolfo Sánchez Vázquez, “A ética não é a moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições; sua missão é explicar a moral e nesse sentido por