Surrealismo
*
* O Surrealismo surgiu na França, após a Primeira
Guerra Mundial, em 1924, quando o Manifesto do Surrealismo foi publicado por André Breton, ex-integrante dos ideais do Dadaísmo.
*
* O manifesto trazia concepções freudianas, ligadas à psicanálise e ao subconsciente. O próprio Breton assim denomina o Surrealismo:
"SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico em estado puro, mediante o qual se propõe exprimir, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio, o funcionamento do pensamento. Ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral."
*
* De acordo com os artistas surrealistas, a arte deve
fluir a partir do inconsciente, sem qualquer controle da razão, o pensamento deve acontecer e ser expresso livre de qualquer influência exterior ou lógica. * Está presente nas obras surrealistas: a fantasia, o
devaneio e a loucura. As obras literárias seguiam o procedimento de que as palavras deveriam ser escritas conforme viessem ao pensamento, sem seguir nenhuma estrutura coerente
*
* Nas artes plásticas, o artista espanhol Salvador
Dalí foi quem mais externou o universo surrealista. São temas marcantes de sua obra: a sexualidade, a angústia, as frustrações, os traumas, a memória, o tempo, o sono, o sonho.
*
* André Breton: Montepio; Os Campos Magnéticos; Manifesto do Surrealismo; Por
*
*
*
*
*
*
*
uma Arte Revolucionária Independente.
Guillaume Apollinaire: As Mamas de Tirésias; O Bestiário ou o Cortejo de Orfeu;
O Espírito Novo e os Poetas.
Paul Éluard: No defeito do silêncio; Imaculada Concepção; Capital da dor; Amor e
Poesia; A Vitória de Guernica; Liberté.
Louis Aragon: Le Paysan de Paris; Feu de Joie; Le Panorama; Le Libertinage.
Jacques Prévert: Paroles; Histoires et autres histoires; Fatras; Grand Bal du printemps. Murilo Mendes: Poesia em Pânico; O Visionário; As Metamorfoses; Mundo Enigma.
Jorge de Lima: O Mundo do