A importância dos Solos e Fundações na Construção Civil
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
A IMPORTANCIA DOS SOLOS
E FUNDAÇÕES
NA CONSTRUÇÃO CIVIL
DIEGO SOUZA DA SILVA
DISCIPLINA: SOLOS E FUNDAÇÕES
ARARANGUÁ
2013
Como sabemos, o peso de uma construção é suportado e distribuído - através das fundações - pelo solo, o qual, dependendo de sua constituição, apresenta maior ou menor resistência. Assim também a construção, em função de seu maior ou menor peso, exigirá uma camada de solo com resistência compatível.
De uma maneira geral, os solos são classificados de acordo com suas partículas: pedregulho, areia, silte, argila. Dessa forma, o conhecimento obtido através de sondagens, do perfil geológico do terreno onde se pretende construir, é de fundamental importância para a escolha e dimensionamento da fundação.
Os dados relativos a tal perfil bem como às características da edificação permitirão ao especialista em mecânica dos solos projetar a fundação - superficial ou profunda - dependendo da camada do terreno apta a suportar a carga. A camada superficial dos terrenos por constituir-se habitualmente de solo orgânico, não deve ser utilizada como base para alicerces.
O correto conhecimento do solo é ainda de grande importância para que seja avaliada a oportunidade de execução de muros de arrimo e também, efetuados os escoramentos adequados, quando da necessidade de escavações, evitando-se assim, os perigosos deslizamentos de terra.
É indispensável verificar previamente o solo na construção de empreendimentos de qualquer tamanho
As cargas de uma construção são transmitidas ao solo, esperando que dele advenha um comportamento compatível às cargas solicitantes. Estes comportamentos são devidos às tensões aplicadas na fundação. A escolha da fundação mais adequada depende do conhecimento dos esforços atuantes sobre a edificação, das características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações.