Geologia Artigo C Pia
RESUMO
Observar e analisar os solos na construção civil é algo extremamente importante, para segurança, praticidade, e custos de uma obra. Tais solos são uns dos principais fatores para saber como será a execução da obra, influenciando em toda a estrutura da mesma, grande parte na escolha da fundação a utilizar. As fundações diretas são fundações que a carga transmitida ao solo é distribuída para a base da fundação, desde sapatas à radiês. Buscando melhorar a construção e maximizar os ganhos, a escolha da fundação para cada terreno é algo de suma importância tanto como o modo de executa-la.
Palavras-chave: Construção civil, fundação direta, solos.
1-INTRODUÇÃO
Na construção civil é sempre necessário observar e analisar o solo antes de qualquer construção, pois ele irá dar sustentação a todo o peso da obra e também irá determinar várias características da obra, pois estas terão que ser planejadas e feitas se adaptando ao solo.
Dentre os diversos tipos de solo do planeta, é importante ressaltar três deles, que são os mais abundantes e importantes dentro da construção civil, sendo eles: arenoso, siltoso e argiloso.
Sabendo destes três tipos de solo, podemos observar que cada um deles necessita de uma fundação diferente, adaptada a cada solo. O foco será nas fundações diretas, estrutura que engloba os seguintes elementos: vigas de fundação, radiês, blocos, e os diferentes tipos de sapatas.
2-OS SOLOS E FUNDAÇÕES DIRETAS
Cada solo abordado tem suas próprias características, sendo altamente necessário observar cada uma delas.
O solo arenoso é aquele em que a areia é predominante, compondo-se por grãos finos, médios e grossos, ambos visíveis a olho nú. A principal característica da areia é que seus grãos não tem coesão e podem ser separados uns dos outros facilmente.
O solo argiloso tem como principais características as suas cores vivas, os grãos microscópicos, e a sua grande impermeabilidade. Este solo