Caracterização Física e Mineralógica das Argilas de Cascavel -CE
CAPITULO 1 - INTRODUÇÃO
Desde o início da humanidade as argilas vêm sendo utilizada pelo homem e sendo parte de sua evolução. No Brasil, o material argiloso é usado desde as primeiras civilizações indígenas e não foi introduzida pelos portugueses como se imaginava. Com o desenvolvimento das cidades o homem vem comprovando a importância e abundância desta matéria prima. O nordeste brasileiro na última década vem se destacando quanto a sua utilização, devido a seu crescente desenvolvimento econômico e verticalização das grandes cidades tornando os produtos derivados da argila indispensáveis para o dia-a-dia do homem.
Argila é o nome dado a um sedimento formado por partículas de dimensões muito pequenas, abaixo de 1/256 milímetros (4 micrômetros) de diâmetro. Esse sedimento pode ser formado por apenas um mineral argiloso, porém o mais comum é ser formada por uma mistura deles, com predomínio de um.
Segundo Gomes (2002) argila é um produto natural terroso que apresenta geralmente comportamento plástico, granulometria muito fina e facilmente dispersáveis em água. É constituída essencialmente por argilominerais, podendo conter outros minerais, como quartzo, mica, pirita, hematita, matéria orgânica e outras impurezas. Quimicamente, os argilo minerais são constituídos por silicatos de alumínio ou magnésio hidratados, contendo em certos tipos outros elementos como ferro, potássio, lítio e outros.
Os produtos finais derivados da argila utilizado no setor da construção civil são tijolos, pisos, tubos, telhas, cubas, pias, lavabos, aparelhos sanitários e demais objetos aplicados à decoração do imóvel.
1.1 Localização e vias de acesso
A área estudada possui 2.719 km2 (Tabela 1) e está localizada na carta topográfica
Beberibe (Folha SB.24-X-A-II), na região Nordeste do estado do Ceará (Figura 1). A extração da matéria prima (argila) pertence à indústria de beneficiamento de cerâmica vermelha, localizada na fazenda Bebedouro de nome PH