PLANO DE DESATIVAçãO COM RETIRADA
PLANO DE DESATIVAÇÃO DE TANQUES DE COMBUSTÍVEIS
CAJAZEIRAS – PB.
INTRODUÇÃO Este trabalho visa propiciar meios para preencher os requisitos básicos que regem a Legislação de Meio Ambiente, de acordo com a Resolução No273 de 29 de Novembro de 2000 do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente, para obtenção da Licença de Alteração do empreendimento junto a SUDEMA, o Empreendimento está localizado na Avenida ANTONIO FELIX ROLIM DE ALBUQUERQUE, 421, bairro REMÉDIOS, município de CAJAZEIRAS – PB. Também serão abordados detalhes de metas e medidas de segurança que a empresa deverá por em prática, conforme Norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas conforme 14.973:2011 e na Resolução vigente no País, bem como abordar metas de segurança a ser implantado na desativação dos tanques de combustíveis.
PLANO PARA REMOÇÃO DE TANQUES SUBTERRÂNEOS
1 – PROCEDIMENTOS INICIAIS.
A área de trabalho deverá ser delimitada, isolada e sinalizada com placas de advertência, informando a proibição de se produzindo chama, de fumar e de acesso a pessoas não credenciadas.
Deverão ser posicionados dois extintores de pó químico seco de 12 Kg.
Deverão ser desligados e desconectados todos os sistemas elétricos.
Deverão ser desconectadas todas as tubulações e efetuado suas drenagens.
Não será permitida descarga de combustível em qualquer tanque do posto de serviço, até ser concluído a inertização.
2 – RETIRADA DO LASTRO DE COMBUSTÍVEL.
O tanque deverá conter o mínimo de produto no momento do inicio da operação. Todo produto deve ser retirado por seu próprio sistema de bomba.
O lastro será retirado através de bombeamento e sendo sistema elétrico, deve ser adequadamente aterrado para evitar-se descarga de eletricidade estática.
Durante toda a operação será monitoramento a presença de vapores inflamáveis na área de trabalho, através de explosímetro (equipamento que indica o risco de exploração).