Geografia agraria
Li em um site certa vez que dizia: “Que a reforma agrária seja feita, mas com a terra dos outros”. Isso significa que temos muito que fazer ainda. A reforma agrária é almeja por muitos brasileiros, enquanto a terra é concentrada nas mãos de poucos.
A nossa viajem feita a Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Água Boa e Barra do Garças nos mostrou parte da distribuição de terras, ora via invasão, ora através de financiamentos.
Foram alguns dias para que se percebesse como se deu na prática os assentamentos, em sala foram visto através de teoria e na viajem podemos perceber e ver as pessoas contarem, como realmente aconteceu.
Pessoas disseram que o INCRA - órgão do Governo Federal responsável por assentar pessoas em terras – não mais visitaram os assentamentos apenas os assentou e nunca mais apareceu. Essas e outros histórias podem ser vistas ao longo deste trabalho.
Em relação à parte Geomorfológica como dito anteriormente os alunos puderam na prática observar na prática as formas de relevo como visto em sala de aula.
Ao longo deste trabalho o leitor está convidado a mergulhar não em um rio de águas, mas em um trabalho simples de um aluno de Geografia. Fique a vontade pode ler, reler e este trabalho e o mesmo é passível de críticas. Você passará a conhecer algumas cidades vistas pelos alunos de Geografia, assentamentos e a parte geomorfológica das mesmas.
PEQUENO HISTÓRICO E GEOGRAFIA DA CIDADE DE RIBERIÃO CASCALHEIRA E ASSENTAMENTOS DE RIBEIRÃO CASCALHEIRA, NOVA XAVANTINA, ÁGUA BOA.
GEOGRAFIA ÁGRARIA
Santuário dos mártires da caminhada é o único no mundo. A cidade de ribeirão cascalheira começa onde se encontra esse lugar. Em Ribeirão Cascalheira quem prevalece é a pecuária. A educação era feita pela primazia da Igreja Católica. Todos os anos nos dias 14 a 15 de Julho acontecem à caminhada dos mártires nesse local.
No ano de 1986 foi construído por um mutirão com a ajuda do Bispo João – um dos fundadores do Santuário dos