geografia agraria
A geografia agrária se preocupa não só com o espaço, mas também a conotação temporal e a percepção dos eventos geográfico, as distribuições espaciais, ela divide-se em geografia física e humana. A agricultura e uma actividade económica mais antiga da sociedade surge entre o ano 1000-6000 ac, ela visa a produção de alimentos e matéria-prima, assim como o extrativismo vegetal e a pesca.
Ela se difere das outras ciências pelo facto dela conhecer a superfície da terra e detectar as formas de exploração (cultivo e técnica)
Conceitos
Miglorini diz que a geografia agrária e um dos campos da geografia económica que tem alem da importância teórica, uma valorização prática, evidenciada na avaliação da produção, suas evidenciais modificações a maior ou menor conveniência de certas culturas e a sua influência no mercado, para este autor a geografia agrária preocupava-se com um conjunto complexo de características que alia os aspectos fisiograficos dos económicos.
Weibel para este a geografia agrária parte sua análise da fito e da zoogeografia e seria a geografia das plantas úteis aos animais domésticos podendo ser considerado em três disciplinas diferentes uma preocupada com as espécies vegetais e animais ligadas a agricultura que é a geografia agrária estatística; Geografia agrária ecológica que tratando das formas da economia privilegia a relação com o meio ambiente. E por ultimo a geografia agrária fisionómica que esta orientada aos aspectos da paisagem.
Faucher para ele a geografia agrária é qualitativa e descreve as formas e os meios das actividades agrícolas. Porem ela diferencia-se da agronomia uma vez que não objectiva o estudo das condições técnicas de produção, mas explica as paisagens e os modos de vidas rurais através dos sistemas agrícolas e sua evolução. A vida agrícola para ele não esta apenas composta com o trabalho da terra, mas sim a exploração de vegetais espontâneo o que faz com que o seu estudo seja complexo.