PLANO DE AULA
TEMA A SER ABORDADO: Solo
CONTEÚDO O planeta Terra existe há milhões de anos. Durante todo esse tempo, ele vem passando por muitas transformações. A superfície terrestre, ou solo, está continuamente sofrendo a ação dos ventos, das águas, das variações de temperatura e também das interferências dos seres vivos, especialmente do ser humano, que altera de forma significativa o meio ambiente. Por causa disso, o solo possui características diferentes de acordo com cada clima, vegetação e região.
FORMAÇÃO DO SOLO:
O solo é a parte da crosta terrestre onde nascem e crescem diversos tipos de plantas, onde vivem os seres humanos e muitos outros animais.
O processo de formação do solo teve início com as primeiras rochas que existiam no planeta Terra. Calor, frio, chuva e vento, alternando-se ao longo do tempo, provocaram a quebra dessas rochas em pedações cada vez menores, que deram origem ao solo. Mais tarde, os seres vivos também participaram da formação do solo.
Assim, o solo é formado por partículas de rochas que se desgastam com o passar do tempo e por restos de animais e vegetais mortos que foram decompostos, ou seja, apodreceram.
Debaixo do solo está o subsolo, que é a camada formada por rochas.
TIPOS DE SOLO:
Areia, húmus (restos de animais e vegetais decompostos), argila e calcário são alguns dos componentes do solo. Com base na quantidade desses componentes, podemos classificar o solo em diferentes tipos: arenoso, calcário, argiloso e humífero.
- Solo arenoso: contém mais areia do que os outros solos.
- Solo calcário: é rico em carbonato de cálcio, composto utilizado na fabricação de cal, cimento e gesso.
O solo arenoso e calcário são permeáveis, isto é, deixam a água passar com facilidade e secam logo.
- Solo argiloso: contém uma quantidade maior de argila, isto é, barro. O solo argiloso é pouco permeável, ele não deixa a água das chuvas escoar com facilidade e fica encharcado.
- Solo humífero: contém mais húmus. Retém a água das chuvas e