Surgimento do serviço social
SERVIÇO SOCIAL – MÓDULO VII
O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
Aluno (a):
Módulo: 7º Semestre
FEIRA DE SANTANA - BAHIA
2011
O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
Orientação Pedagógica:
O que é o Serviço Social
O Serviço Social é uma profissão de cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social tem contribuições dasiciologia, psicologia, economia, ciência política,ontropologia ética. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. É uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. É bastante marcado com suas perspectivas e possibilidades de avanços na época da Ditadura Militar.
Entre os anos de 1945 a 1958, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia moderna, científica e cultural houve maior intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos. Os profissionais conscientizaram-se da necessidade de criar novos métodos e técnicas adaptados à realidade brasileira. Em 1946, foram fundados mais dois órgãos importantes para o atendimento dos trabalhadores: o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC). A ABESS também foi criada em 1946, então denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, uma década após a instalação do primeiro curso de serviço social no Brasil, a Escola de Serviço Social da PUC-SP.
A partir da década de 1960 até hoje, caracterizando-se pelo movimento de reconceituação e tendo como marco referencial a procura de um modelo teórico-prático para nossa realidade. O serviço social fundamenta sua teoria Ciências Sociais, para inserir-se nos fenômenos em transição, procurando