o surgimento do serviço social
SERVIÇO SOCIAL
8° semestre
Marcelo teixeira lira
o surgimento do serviço social uma ruptura com a prática tradicional
Tauá-Ce
2011
Marcelo teixeira lira
o surgimento do serviço social uma ruptura com a prática tradicional
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: [Comunicação Social; Gestão Social; Seminários Temáticos VII; Trabalho Profissional II; Serviço Social e Terceiro].
Prof. Rosane Malvezzi – Maria Angela Santini – Paulo Sérgio Aragão – Rodrigo Eduardo Zambon.
Tauá-Ce
2011
1. Itrodução
O presente texto aborda o surgimento do serviço soocial na perspectiva da caridade engendrada pela Igreja Católica enquanto uma tarefa desempenhada por moças ligadas diretamente a doutrina social da Igreja, tendo como objetivos doutrinar o apostolado laico, e ainda os operários e suas famílias, no sentido de apresentar uma forma de caridade a estes.
Em seguida a correlação do surgimento da profissão com o monopólio capitalista representado camuflado pelo disfarce de enfrentamento das expressões da questão social, ainda ligado também com o movimento da igreja. Foi então que o Estado passa a intermediar através da criação dos primeiros cursos de serviço social dos séculos XIX ao XX.
Demonstrando que mesmo com algumas mudanças na profissão de serviço social os profissionais não tinham total autonomia para desenvolverem suas atividades, pois somente quando passam a fazer parte do mercado de trabalho, é que estes profissionais começam a refletir sobre uma prática tradicional que tinha como referencial a tradicionalidade da caridade católica.
Foi a partir de então que se inicia um debate reflexivo da categoria a respeito de sua prática, através dos documentos elaborados com os primeiros seminários de serviço social,