Surgimento do serviço social
Marileuza Alves Garcia
SERVIÇO SOCIAL
Maravilha
2010
Marileuza Alves Garcia
SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado no curso de Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I. Orientadora: Rosane Belieiro Malvezzi.
Maravilha 2010 INTRODUÇÃO Através do estudo sobre o histórico do Serviço Social, espera-se compreender e conhecer melhor sobre sua criação, implantação e sua relevante importância à política de assistencialismo, bem como suas áreas de abrangência. Este trabalho mostra o surgimento do Serviço Social, as dificuldades, as conquistas, enfim, a contribuição desta profissão para a sociedade individual ou grupal.
DESENVOLVIMENTO
Origem
O Serviço Social se originou da ajuda ao próximo, da caridade, filantropia e beneficência. No século XVIII, com a Revolução Industrial surgem graves crises econômicas, com repercussão política e social. Diante desta situação as formas de assistência até então utilizadas já não respondiam às necessidades emergentes da época, sendo necessário um Serviço Social institucionalizado, com fundamentos em conhecimentos técnicos e não apenas com boas intenções.
Dentro deste contexto histórico, surge o Serviço Social profissional, e com ele a primeira escola de Serviço Social, fundada em 1898 na cidade de New York, denominada New York School of Philanthropy, sob a influência de Mary Richmond.
Diante dos crescentes problemas sociais, surgem leis protetoras das classes menos favorecidas e a necessidade de uma profissão que respondesse à estas, exigências. O Assistente Social surge com proposta de amenizar as condições que favorecem a