Surgimento do Serviço Social
Citações
Fato isolado
O serviço social, que surge, no Brasil, nos anos 30, não pode ser, portanto, concebido como um fato isolado, mas dentro do contexto brasileiro, representado pelos setores políticos, econômicos, social e religioso. Fora do contexto social
Enquanto profissão, não pode se dar fora do contexto social que o gera, o que implica desvendar sua função real e seus efeitos no movimento concreto da vida social.
Institucionaliza
O Serviço Social surge e se institucionaliza quando procura dar resposta a uma demanda social concreta. Industrialização
O Serviço Social surge então para operar essas beneficência, aliviando os males sociais, decorrentes do processo de industrialização, atuando nas sequelas negativas do novo processo econômico, estendendo sua ação nas favelas e junto aos desempregados e “marginalizados” em geral, sendo, portanto básica a de restauração e funcionamento social.
A partir dos anos 30 é que esse momento, progressivamente, vai dando lugar ao modelo industrial, de substituição de importação, modelo nitidamente urbano- industrial.
Tensão social
A passagem de um sistema para outro gerou, inevitavelmente, tesão social, e o governo ditatorial de Vargas tenta consolidar sua posição, através de uma relação personalista com o povo.
O Serviço Social, surgindo diretamente vinculado a entidades religiosas.
Vinculado
Movimentos sociais
Verifica-se que, no Brasil, enquanto a repressão foi utilizada como a forma mais eficaz de apoio aos mecanismos econômicos durante a primeira república, com os grandes movimentos sociais do primeiro pós- guerra.[...] além de greves e manifestações operárias, a questão social é posta para a sociedade, passando a ser adotada não só a repressão, mas dando lugar ao surgimento de uma politica assistencialista, constituindo-se as bases para o surgimento do Serviço Social.
Separação
E nesse contexto que a Igreja desenvolve a estratégia de