O surgimento do serviço social
O surgimento do Serviço Social na América Latina.
O Serviço Social iniciou nos países da Europa, especialmente nos de religião católica, decorrente do atendimento religioso aos pobres e enfermos por razões caritativas. Veio para o Brasil, já como profissão, em 1930 com base nos ensinamentos de franceses e belgas. Sofreu a influência norte-americana ao final da 2ª Guerra Mundial (1945) e nas décadas de 70/80 houve uma disputa (reconceituação) sobre a necessidade de um trabalho que levasse em conta as necessidades latino-americanas e não as receitas de países estrangeiros (época da disputa do sistema capitalista e o socialismo) que resultou em que até hoje essa profissão- embora obediente aos ditames do capitalismo- tem um ensino acadêmico e um discurso profissional baseado nas teorias marxistas . Nos países da América Latina, o Serviço Social, destacou-se no Chile pelas idéias de libertação das teorias estrangeiras (americanas) quase a mesma época que ocorreu no Brasil.
O surgimento do Serviço Social
A história do Serviço Social está ligada aos fatos históricos, a história do Serviço Social não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade ,isto é, a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais.
Inicialmente, o Serviço Social se apresenta envolvido com os interesses da classe dominante, mas, antagonicamente, também está sujeito à classe subalterna sendo o mediador entre ambas as classes. A contradição é uma característica presente em países industrializados assim como os altos índices de pauperismo na zona urbana.
Por volta da década de 30, começa haver no Brasil uma urbanização crescente, e as contradições da industrialização fazem surgir as lutas reivindicativas, a classe trabalhadora passa a se organizar resultando na hostilidade do outro grupo. Nasce neste momento através do papel pacificador