Surdez
O ouvido é dividido em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno ou labirinto. A surdez pode ser causada por poluição sonora, uso excessivo de remédio, celular, estresse, beijo no ouvido, carro conversível e outros.
São quatro os tipos de surdez: surdez por condução, surdez neurossensorial, surdez central e surdez mista.
O portador de deficiência auditiva se afasta de outras pessoas, devido à dificuldade de se comunicar e acaba trazendo para si as conseqüências do isolamento. A dificuldade de um deficiente auditivo para ouvir e comunicar depende do grau de surdez, podendo ser leve, moderada, severa e profunda.
Nas perdas auditivas de grau leve os pacientes costumam dizer que ouvem bem, mas, às vezes, não entendem o que certas pessoas falam. Nas perdas auditivas de grau moderado para severo, os sons podem ficar distorcidos, e na conversação as palavras se tornam abafadas e mais difíceis para entender. Nas perdas auditivas profundas existe apenas um resíduo de audição.
O tipo de surdez e o diagnóstico são feitos através da história do paciente, exame do ouvido e testes com instrumentos especializados. O exame complementar mais importante e indispensável é a audiometria. O tratamento da surdez depende da causa. Para prevenir a surdez devem-se tomar algumas precauções como: não colocar qualquer objeto dentro do canal auditivo, vacinar contra sarampo e caxumba, pois os efeitos colaterais podem causar surdez, e quando a mulher engravidar deve-se consultar o médico para saber mais sobre possíveis métodos de imunização contra a