Surdez
Curso de Atendimento Educacional Especializado - 6ª edição
Atividade - Módulo VII – Surdez
Turma Sudeste 6
Aluno:Eliane
1 – Introdução:
O histórico das pessoas surdas, no Brasil, é algo que vem merecendo destaque no meio educacional. O que antes era visto como "deficiência" e ausência de capacidade, hoje é considerado como sendo "diferente", ou seja, os surdos têm outros métodos de aprendizado, por meio da Língua Brasileira de Sinais, tornando-os aptos a exercer seus direitos de cidadãos.
Atualmente o momento a aquisição da língua portuguesa escrita por alunos surdos, foi baseada no ensino da mesma para alunos ouvintes que a adquirem naturalmente. Várias tentativas de alfabetizar a criança surda através do português já foram realizadas, desde a utilização de métodos artificiais de estruturação de linguagem até o uso do português sinalizado.
2 – Desenvolvimento: -
O letramento do aluno surdo
Letramento é a condição do ser humano que além de saber ler e escrever, também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita, e , ao tornar-se letrado, terá um convívio social , será mudado por sua inserção na cultura da sociedade que está inserido.
Letramento nas crianças surdas enquanto processo faz sentido se significado por meio da língua de sinais brasileira, a língua usada na escola para aquisição das línguas, para aprender por meio dessa língua e para aprender sobre as línguas. A língua portuguesa, portanto, será a segunda língua da criança surda sendo significada pela criança na sua forma escrita com as suas funções sociais representadas no contexto brasileiro
O processo de ensino- aprendizagem da língua portuguesa não deverá ser como é feita com os ouvintes, mas como segunda língua, ou seja, apresentando as noções básicas através da prática de exercícios, atividades e estratégias específicas, dentro de um contexto e da escolha de temas que interessem ao aluno; e, principalmente, deve procurar fazer com que