0324 2167 1821
técnico
FACULDADE: ANHANGUERA
DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO
TEMA: DESENHO GRÁFICO CAP. 1
DESENHO TÉCNICO
INTRODUÇÃO
Por mais que o desenho técnico seja menosprezado pela engenharia, ele é algo extremamente significante, pois é formado no pensamento de um engenheiro, arquiteto ou técnico, e necessariamente materializado em forma de desenho. Este projeto é passado por diversas fazes, é utilizado para criar, transmitir, guardar e analisar informações.
A representação gráfica e o desenho, é uma das formas mais antigas de registro e comunicação de informações, nelas constitui aplicações diversas e são presentes em quase toda atividade humana. É uma ferramenta fundamental, pois sem ela, o engenheiro, arquiteto ou técnico não se pode expressar.
O surgimento de novos meios de comunicação favorece a representação de imagens. A representação gráfica dispõe das diferentes técnicas de produção de linguagem, conforme é utilizada e os objetos a que se destina. O desenho gráfico eleva o nível de linguagem, possibilitando a comunicação daquilo que se quer expressar.
Na primeira fase, idéias e conceitos são transmitidos por simples esboços, mais ou menos elaborados. Nas próximas fazes são mais complexos.
À medida que as idéias vão evoluindo e tomando forma, os desenhos podem passar para suportes informáticos com o auxílio do CAD (Computer Aided Desgn). Usando interfaces adequadas entre CAD, CAE (Computer Aided Engineering) e CAM (Computer Aided Manufacturing), o intervalo de tempo entre a idéia original e o produto final reduz-se drasticamente, como também se reduz de custo de desenvolvimento.
O desenho vai além do que a fala e a escrita tentam expressar. Se, associado à sua representação, lhe for conferido o caráter dimensional e de rigor de exequibilidade em termos da sua fabricação ou da sua construção, a imagem assume, para esse efeito, um caráter operacional e passa a ser lida pela representação de propriedades e características particulares,