supervisão
Portanto, a supervisão é o ato de vigiar certas atividades de modo a que estas sejam realizadas de forma satisfatória.
A supervisão é bastante comum no âmbito das empresas, onde costuma existir o posto de supervisor. Neste sentido, a supervisão é uma atividade técnica e especializada cujo objetivo consiste em fazer uma utilização racional dos fatores produtivos. Compete ao supervisor verificar se os trabalhadores, as matérias-primas, os maquinários e todos os recursos da empresa estão devidamente coordenados, contribuindo assim para o êxito da empresa e suas atividades.
O supervisor não só deve ser altamente experiente na área em questão, como também deve ter a autoridade suficiente para dirigir os restantes membros da equipe. Sendo assim, entre as principais características de um supervisor, podemos destacar o conhecimento do trabalho (relativamente aos materiais, à tecnologia, aos procedimentos, etc.) e das suas responsabilidades (incluindo as políticas e os regulamentos da empresa), e a habilitação para instruir (formação do pessoal) e dirigir (liderar o pessoal).
A supervisão insere-se num esquema organizativo onde cada classe responde a um nível superior. Da mesma forma que os trabalhadores de uma determinada área devem prestar contas ao supervisor, este também é obrigado a apresentar relatórios a diretor geral por exemplo.
Supervisão, é a ação e o efeito de supervisionar, isto é, fazer a inspeção de um trabalho ou de uma tarefa realizado/a por outra pessoa. Quem supervisiona encontra-se numa posição de superioridade hierárquica, uma vez que tem a capacidade ou a faculdade de determinar se a ação supervisionada está ou não