supervisão
.
.
A tarefa de Supervisão foi legalmente atribuída ao profissional de nível superior com formação em Pedagogia ao nível da graduação, ou a nível de pós-graduação especifica, segundo a LDB, em seu artigo 64.
No entanto, para os educadores de forma geral, a supervisão tem mais relação com a carga de conhecimentos, experiências e informações. E, se está vinculada a um atributo profissional este não a define, e na verdade, nem mesmo a qualidade do supervisor ou da supervisão, pois na verdade a relação entre o Supervisor Educacional e os professores se trata de um processo vivido, ou seja, de uma determinada forma de ser e fazer educação, e não apenas de uma disposição legal cumprida.
O conceito de Supervisão em geral é o de um processo de conteúdo pedagógico, baseado no aconselhamento, que visa integrar a relação ensino-aprendizagem à cultura da escola.
A Supervisão tem também a característica de mudar seu paradigma na medida em que mudam os rumos da Educação educacional. E não poderia ser diferente, vez que se trata de uma função da escola na sua tarefa básica de educar.
Segundo Alarcão (2001) a supervisão pode ser entendida como um processo em que um professor mais informado orienta outro professor ou profissional na sua tarefa de desenvolver seu trabalho.
Essa função de auxílio e apoio em razão de maior conhecimento ou informação se deve ao fato de que com as mudanças operadas na comunicação do conhecimento, especialmente a evolução tecnologica, é inegável a necessidade de uma formação geral mais sólida e de um nível de informações atual.
Conforme Libanês (2004) para se tornar um projeto educacional competitivo e socialmente seletivo é necessário entender que a universalização e melhoria da qualidade de ensino, a elevação da educacionalidade geral, a preparação tecnológica e a formação abstrata, abrangente e polivalente dos trabalhadores são elementos essenciais para a formação da sociedade quando se tem