Supervisão
Faculdade de Educação e Psicologia
RESUMO
Resumo apresentada/o à Universidade Católica Portuguesa, inserido nos trabalhos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
- Especialização em aprendizagem e desenvolvimento psicológico
Margarida Isabel Colaço de Faria
Porto, abril 2012
Tratando-se de um resumo, vou começar pelo princípio. E esse, para mim, foi a inscrição neste mestrado. Ao longo deste resumo procurarei justificar a minha inscrição neste mestrado, referindo algumas impressões que retive sobre a parte curricular e apontando as razões da escolha do tema para o relato reflexivo. Vou escrever na primeira pessoa, como me é permitido pelos regulamentos.
Entendi este resumo como uma síntese não do meu futuro relato reflexivo, porque é difícil resumir algo que não existe, mas antes de todo o percurso que até aqui me trouxe.
Inscrevi-me neste mestrado por forma a melhorar a minha for mação profissional e adquirir mais ferramentas para o desempenho da minha profissão, tendo em conta que a valorização do professor é fator decisivo para uma educação de qualidade. Quanto à apreciação que faço da parte curricular, apraz-me dizer que aprendi muitas coisas novas e relembrei outras (algumas caladas lá no fundo da memória, outras recentes…). Dentro dos autores da psicologia do desenvolvimento com que tive contacto, o meu de eleição é Sigmund Freud, embora tenha igualmente gostado do autor Bandura, ao referir este que as crianças aprendem num contexto social, observando e imitando modelos.
Aprendi que sofro de um grande mal: a procrastinação. Espero curar-me até ao fim deste mestrado. Vou ter em mente os objetivos Crava!
Foram-nos também fornecidas algumas pistas sobre os tipos de trabalhos que podemos realizar numa dissertação de mestrado, incluindo ideias sobre a estrutura dos mesmos.
Um conceito que me chamou à atenção e que passei a ouvir freque ntemente a partir desse momento foi