Supervisão
Conceito
O termo supervisão é usado para designar atividade de direção imediata das atividades dos subordinados.
Temos, então, a supervisão de primeiro nível, que ocorre no nível operacional da empresa, a denominação varia conforme a empresa: supervisores de seção, encarregados de turma, chefes de setor, mestres, contramestres, lideres de equipe ou coordenadores de grupo.
Os supervisores são responsáveis pelas operações diárias envolvidas em um grupo de pessoas, qualquer que seja a área envolvida, ele não dirige apenas os executores, mas também responde aos administradores levando os resultados apresentados de sua equipe ao nível superior com suas orientações de trabalho: Coisas, Pessoas e Ideias.
Para que serve o Supervisor?
Para representar a direção da empresa diante dos executores;
Para melhorar a produtividade da base.
Características da Supervisão
Antes de qualquer coisa, o supervisor tem que ter experiência na área de atuação, tem que saber fazer o trabalho de cada individuo da equipe, assim como forma para orienta-los, o supervisor precisa de autoconfiança, saber que seu trabalho e suas decisões são corretas perante ao grupo e a empresa, pois o supervisor é um elo que une a parte operacional com a parte administrativa. Sendo assim, o supervisor deve, também, ser flexível e trabalhar falando “duas línguas”, a dos interesses da empresa e as necessidades de seus funcionários.
O supervisor deve entender seu nível hierárquico dentro da empresa, sua autoridade é limitada a um grupo de pessoas, manter –se motivado, como o “cabeça” de um grupo, tem que motivar sua equipe para alcançar os resultados.
Assessoria: Fator relacionado a troca de informação. É uma forma de verificar a produtividade individual utilizando melhores práticas, por meio de relatórios e reuniões;
Inovação: Fator que envolve a maneira como as coisas são feitas e melhoradas. Criatividade é essencial, a equipe que não se atualiza com processos,