Supermercado pequeno porte
JÚLIO CESAR SOARES, MENG.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
Rua São Francisco, 501 Cx 560 Ijuí/RS CEP: 98700-000- julioces@main.unijui.tche.br
WANDERLEY JUNGES, BEL. EM ADMINISTRAÇÃO
Rua Tenente Jung, 366, Santo Cristo/RS- 98960-000
Abstract:
This paper presents a report of the experience of 5S Program’s implementation in a supermarket situaded in Santo Cristo, Northwest of Rio Grande do Sul.
By the way, the work intends to emphasize, mainly, the difficulties that were met in this process.
Keywords: 5S program, total quality program, supermarket.
1- Introdução
O despertar de empresas brasileiras em busca do binômio popularizado por qualidade total tem levado a academia e próprio setor produtivo a refletir sobre formas de implementar com sucesso os denominados programas de qualidade total, os quais idealizam satisfazer todas as pessoas vinculadas às organizações e defendem melhoria da qualidade de vida no trabalho como forma importante a contribuir para este ideal. Pré-requisito para tal é a manutenção de um local de trabalho agradável e organizado. Silva (1996) afirma que a qualidade de vida, qualidade de produto só podem conviver em ambiente propício. Como alternativa interessante em termos de perspectiva de melhorar ambientes de trabalho organizações têm optado pelo programa rotulado de 5S.
Ao estudar a aplicação do 5S em um museu, Fraga da Silva (1996) concluiu que a mesma, entre outros ganhos, provocaria a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Em relato da experiência da CELESC- Centrais Elétricas de Santa Catarina S. A. na aplicação do Programa “5S”, entre outros objetivos, May (1996) destaca que esta iniciativa desenvolveu-se objetivando servir como estímulo para a implantação plena do Programa de Qualidade Total.
O Programa “5S” além de apontar à da estruturação e manutenção de ambientes de trabalho organizados e limpos, busca provocar alterações