Supermercado De Pequeno Porte
PEQUENO PORTE
RESUMO
A redução dos custos de movimentação e armazenagem, associada à melhoria das condições de trabalho dos colaboradores são fatores relevantes que devem ser avaliados na implantação de sistemas verticalizados e no gerenciamento de armazéns. Este trabalho traz como tema principal a gestão de armazenagem com enfoque no sistema de controle e localização de estoque. Para tanto, realizou-se: avaliações nas formas de controle de estoque; medições dos espaços de armazenagem para esboçar formas de armazenamento de produto e proposição de formas de endereçamento e localização de produtos. Além da literatura levantada sobre o assunto, foi desenvolvido um estudo de caso em um supermercado situado na região da Zona da Mata Mine ira, cuja realização utilizou-se coleta de dados por meio de entrevista e observação não-participante. Caracterizado o sistema de armazenagem atual utilizado pela empresa , realizou-se uma análise para verificar qual dos sistemas de localização e controle é mais adequado à empresa, visando otimizar os resultados atuais do processo de armazenagem. Para finalizar foram propostos um esboço de novo leiaute, sistemas de controle e localização de estoques bem como novas formas de armazenamento dos produtos.
Palavras-chave: Logística; Armazenagem; Varejo
1. INTRODUÇÃO
As empresas vêm presenciando nestes últimos anos um aumento no grau de exigências do mercado consumidor e também no nível de competitividade do comércio (ALVES, 2000).
A busca para a melhoria do nível de serviço junto a logística continua sendo um dos grandes desafios gerenciais, ao qual a gestão da armazenagem é um fator preponderante na geração de custos e níveis de eficiência e eficácia dos objetivos que se deseja alcançar junto aos clientes (GAPSKI, 2003).
Segundo Sousa (2002), as empresas que não alcançam um bom sistema de logística interna estão suscetíveis a