Rede dagente
A chegada de uma grande loja de supermercados na cidade de Patos na Paraíba, fez com empresarios sertanejos assumissem uma postura diante do dilema, ou seja, tentar superar a concorrência. Ficava claro que a concorrência desproporcional em relação aos de maior porte colocava em evidência o desconforto de outros pontos mais fracos.
Diante dos fatos e dificuldades surgiu a Associação Rede Dagente, com o objetivo de unir os pequenos mercadistas da cidade de Patos com o propósito de diminuir a concorrência desproporcional dos supermercados de maior porte. Os empresários se uniram, tracavam ideias com intuito de obter beneficios não só para os supermercadistas, mais principalmente dar aos consumidores mais opção de compra.
Durante a implantação do projeto, os supermercadistas visitaram experiências bem sucedidas de outros pequenos empresarios, visando a superação de dificuldades, o crescimento e bons resultados para a comunidade.
REDE DAGENTE DE SUPERMERCADOS
Com a instalação de um supermercado na cidade de Patos no início de 2001, começaram a surgi disputas com um supermercado já existente na cidade. A concorrência era desproporcional em relação aos pequenos supermercadista, e isso deixou os proprietários de pequenos estabelecimentos preocupados com a sobrevivência , pois surgiram muitas dificuldades como a falta de clientes, maus pagadores, falta de capital e outros.
Em 2002 técnicos e coordenadores das agências do SEBRAE da Paraíba da região do sertão realizaram uma reunião e dai surgiu a ideia de trabalhar em grupo em busca de mais competitividade frente aos grandes supermercados, melhoria no atendimento e melhor poder de transação junto aos fornecedores. Entre uma reunião e outra com proprietários de pequeno porte criaram a Rede Dagente de Supermercados.
A Rede Dagente iniciou suas atividades com uma promoção que na compra em qualquer uma das lojas afiliadas o cliente recebia cupons para concorrer a 22 feiras no valor de R$