História da libras
ADRIANA NUNES REIS SILVA
LIBRAS
ITAPECERICA DA SERRA/ SP 2011
E. E. ANTONIO FLORENTINO
ADRIANA NUNES REIS SILVA
LIBRAS
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para elaboração do trabalho de conclusão do 3° ano do Ensino Médio. Orientador (a): Cleide Alves.
ITAPECERICA DA SERRA/ SP
2011
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 3
2 HISTÓRIA DA LIBRAS 5 2.1 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 5 2.2 A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL 6 2.3 COMPREENDENDO O MUNDO SURDO 7
3 SEGUNDA LÍNGUA OFICIAL 8 3.1 LÍNGUA OFICIAL NO BRASIL 8 3.2 CULTURA DOS SURDOS 9 3.3 A DESCARACTERIZAÇÃO DA LIBRAS: ELEMENTO PARA A DOMINAÇÃO OU PARA CONSTITUIÇÃO DE UMA COMUNIDADE. 9
4 CONCLUSÃO 12
5 BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
O Brasil luta pela inclusão de todos os cidadãos, independente de sua raça, cor, classe social, diferenças, inclusive as lingüísticas.
As pessoas surdas, geralmente, utilizam a língua de sinais para se comunicar, mas raramente a adquirem por meio do contato com seus familiares. Assim, diferentemente das demais línguas que são repassadas de pai para filhos, já na linguagem de sinais é repassada de pessoa surda à pessoa surda, fato que demonstra a importância da escola na aquisição e aprendizado das línguas por parte das crianças com surdez.
Sendo assim, o projeto a seguir mostrara não só o surgimento da libras, mas também, como esta linguagem corporal se tornou a segunda língua mais falado no Brasil.
HISTÓRIA DA LIBRAS
LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
A história da educação do surdo, data cerca de 400 anos, sendo que nos seus primórdios havia pouca compreensão da psicologia do problema, e os indivíduos deficientes eram colocados em asilos.
A surdez, e a conseqüente mudez, eram confundidas com uma inferioridade de inteligência. É verdade, porém, que a ausência da linguagem influi profundamente no desenvolvimento psico-social do indivíduo. Felizmente, o