superior completo
André Luís Costa Silva Reneu Galdino Andrade Júnior
Orientador: Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni
Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE)
Resumo –Este trabalho tem a missão de apresentar alguns conceitos e definições de estruturas e tecnologias que envolvem o desenvolvimento de uma Smart Grid (rede inteligente). O artigo se limita aos seguintes tópicos: infraestrutura de comunicação, automação das estruturas da rede elétrica, medidores inteligentes, tarifas dinâmicas, geração distribuída, veículos elétricos, Micro Grids e Self-Healing.
Palavras-Chave: Smart Grid, eficiência energética, geração distribuída, sistemas de comunicação, medidor inteligente, tarifas dinâmicas, Self-Healing
I – Introdução
Um dos principais desafios do século XXI é o desenvolvimento de uma economia global sustentável. Com o incremento da procura energética nas últimas décadas, tem-se definido e adotado vários planos de ação a nível mundial para tentar responder aos desafios propostos.
Os planos de ação adotados mundialmente visam melhorar o rendimento energético dos produtos e serviços, da produção e distribuição de energia, suscitar e reforçar uma ação internacional em matéria de eficiência energética.
O conceito Smart Grid vem de encontro com a procura de uma maior eficiência energética. Smart Grid propõe para a rede elétrica uma ampla arquitetura que possibilita a integração entre equipamentos de automação e redes de comunicação de dados. O seu desenvolvimento é fundamental a fim de possibilitar avanços nas funcionalidades do sistema de energia elétrica, tais como: geração distribuída, Micro Grid, armazenamento, comunicação integrada entre as concessionárias e os consumidores, informação em tempo real sobre consumo de energia e capacidade de reconfiguração automática da rede para mitigar ou reduzir efeitos de falhas, denominado de Self-Healing.
Smart Grid proporciona algumas mudanças à rede