superior completo
Professor Bruno Eduardo Martins
12. Desclassificação é o fato pelo qual a autoridade competente estabelece o grau de sigilo de determinado documento.
O arquivo é a guarda sistemática de informações que servirão de base para pesquisas futuras. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
1.
2.
3.
A avaliação documental é uma função típica adotada mundialmente no tratamento técnico de acervos arquivísticos.
Em relação a essa função, julgue os itens que se seguem.
Os arquivos recebem várias classificações conforme o estágio, a fase de evolução ou a idade dos documentos sob sua guarda.
No caso de documentos consultados freqüentemente, a guarda deve estar sob responsabilidade do arquivo intermediário. 13. A aplicação da tabela de temporalidade permite eliminar documentos ainda no arquivo corrente.
14. A avaliação dos documentos permite aumentar o índice de recuperação da informação.
A descentralização dos serviços de arquivo caracteriza-se pela manutenção, em mais de uma unidade organizacional, das atividades de guarda de documentos, de controle, de coordenação, de orientação e normativas.
15. Como um dos requisitos básicos de sua função, o responsável pela avaliação documental deve conhecer a estrutura e o funcionamento da instituição a ser avaliada.
Quanto à natureza dos documentos, denomina-se arquivo especial o tipo de arquivo que guarda documentos com formas fiscais variadas e que necessitam de armazenamento, registro, acondicionamento e conservação sob condições especiais. 4.
17. A avaliação documental provoca, necessariamente, aumento de recursos humanos e materiais.
Para a correta conservação do acervo documental em papel, a unidade de guarda dos documentos deve ser instalada em ambiente sem luz solar direta e isento de umidade.
5.
16. A aplicação dos critérios de avaliação possibilita ganho de espaço físico.
Reservado, confidencial, secreto e ultra-secreto são graus de