Superdotação
A partir do pressuposto da existência de dois níveis de desenvolvimento, real (aquilo que o indivíduo pode fazer por si só) e potencial (aquilo que o indivíduo pode fazer através da mediação de outro mais experiente), Vygotsky define Zona de Desenvolvimento Proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
A implicação dessa concepção de Vygotsky para o ensino escolar é imediata. Se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, então a escola tem um papel essencial na construção do ser “adulto” nos indivíduos que fazem parte da comunidade escolar. Mas o desempenho deste papel só se dará adequadamente quando, conhecendo o nível de desenvolvimento dos alunos, a escola dirigir o ensino para níveis de desenvolvimento ainda não alcançados.Neste sentido, pensando nos indivíduos com características de altas habilidades, conhecer suas potencialidades e direcioná-las de forma a ajudar na formação destes é primordial no ambiente escolar.
Ainda, Vygotsky concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.
Ora, para o senso comum, pode parecer que o indivíduo com características de altas habilidades irá se desenvolver intelectual e psicologicamente por si só, todavia, partindo das concepções de Vygotsky não é assim que percebemos e sim que, este indivíduo, assim como todos os outros, depende de suas relações interpessoais e da relação com o meio em que vive.
Tentaremos defender neste trabalho que o indivíduo com características de altas habilidades depende também da escola, de sua família e da sua relação com todos estes fatores para desenvolver-se de maneira saudável, intelectual e psicologicamente.
1. Conceito de superdotado
Denomina-se superdotado o indivíduo que demonstra uma inteligência acima