Altas habilidades ou Superdotação.
Autores: Hercília Helena de Carvalho Silva / leisy da Glória Moraes. INTRODUÇÃO
Objetivando uma reflexão sobre os aspectos relacionados a Altas Habilidades/Superdotação, destacam-se os seguintes questionamentos: Como são as pessoas portadoras de Altas Habilidades ou/ Superdotação (AH/SD)? Para identificar na sala de aula alunos com sinais de AH/SD, é importante ter em mente o que? Qual o papel da escola, do professor para com os alunos AH/SD? A partir dessa reflexão entender como esse aluno deve ser atendido para desenvolver suas AH/SD. DESENVOLVIMENTO:
Os portadores de altas habilidades ou superdotação,são pessoas que demonstram níveis de desempenho excepcionalmente altos,seja em suas realizações ou em área delimitada, são crianças e adultos cujo o potencial não foi reconhecido por testes ou por autoridades educacionais. Possuidores de um alto grau de habilidades significativamente maior do que a maioria da população,possuem grande facilidade de aprendizagem, análise e resolução de problemas, além de possuirem um alto senso crítico. Os portadores de AH/SD podem ter suas pontecialidades relacionadas com a:
•Área Acadêmica:onde o indivíduo é capaz de tirar notas muito boas,e assimilam com mais facilidades os conteúdos;
•Área Artística: Tendo grande talento em expressar suas emoções através da música , pintura e poesia;
•Área Psicomotora: com ótimo desempenho em esportes e outras atividades que exige agilidade. Embora essas pessoas adquiram vantagens na área cognitiva e na capacidade de rendimento psicomotor,os superdotados podem encontrar dificuldades sociais e de convivência. O que devemos ter em mente, é que o ser humano é único, e mesmo que algumas crianças tenham características e habilidades iguais ou parecidas, não se deve rotulá-las, nem tecer conclusões guiadas por categorias,deve-se avaliar de forma individual, para conhecer as peculiaridades e especificidades daquela criança, por isso é