Sujeito relação e contexto no ato de educar
Marcos Saul Gomes
Professora Orientadora: Iara Eisa Amoreira
Centro universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em história (HID 0206)
24/09/12
RESUMO
No espaço chamado ambiente educacional nos deparamos com sujeitos em posições diferentes que necessariamente estão envolvidos no confronto das relações. Este é um processo contínuo e inacabado que perpassa os sujeitos histórico, social, relacional, ou seja, da realidade. No espaço educacional a questão do desenvolvimento se torna prioridade, pois dele depende a autonomia, a aprendizagem, a relação com a matéria dada e com o professor de onde resulta o sucesso ou o fracasso do ensino aprendizagem. Muitos elementos estão envolvidos no processo do desenvolvimento: Elementos contextuais, da historicidade do sujeito e da qualidade da relação.
Palavras-chave: Sujeito; Educação; Autonomia; Relação; Historicidade; Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Na prática educacional nos deparamos com uma realidade onde os fatos nos levam a refletir sobre as complicadas questões que se estabelecem no espaço onde se dá o ensino aprendizagem. É particularmente nesse espaço que surgem todas as manifestações complexas , próprias da relação, no caso específico, do professor e aluno.
Partindo da observação que essas questões se repetem na história da educação é importante termos sempre em pauta essa problemática , que por sua especificidade, não se quer ter a pretensão da solução mas de abrir caminhos no objetivo maior da construção do conhecimento.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Considerar que o sujeito é “determinado” pelas relações que estabelece e que essas relações se dão em determinado contexto nos faz pensar o quanto problematizar essa condição do sujeito é importante na procura de meios para construir conhecimento.
Pensar a relação e o contexto escolar é interessante pois é nesse ambiente que estes dois